Curso

DE FORMAÇÃO DE

CANTORES

Apresentação do curso

Este curso anualtem como objetivo proporcionar uma formação inovadora em regime pré-profissional a cantores com ou sem experiência que queiram aprofundar e desenvolver a sua performance como cantor. Os conhecimentos adquiridos permitem um desenvolvimento vocal e artístico e promovem aptidões para a integração em diversificados projetos artísticos. A formação é direcionada para atuações em palco, que resultará na apresentação de um espetáculo.  O curso é constituído por módulos e realiza-se de outubro de 2021 a junho 2022. É ministrado aos sábados com uma carga horária de 6 horas. Os alunos que concluírem o curso, recebem um certificado de frequência com a classificação conseguida durante o ano correspondente, atribuído pela AVeC – Academia VoZes em ConSerto. 

Informações gerais

Duração do curso    9 OUT 2021 – 25 JUN 2022

Total de horas    210 horas
Horário    Sábados das 14h30 às 20h30 (6h/sem. com 2 intervalos de 15 min.)

Idade    Maiores de 16 anos

Data da audição    25 SET. às 15h00

Preçário Inscrição  35€    |    Mensalidade  135€*

Condições de acesso e Etapas de seleção

Data da audição: 25 de setembro 2021

Para se candidatar ao curso deverá de preencher uma ficha de inscrição (online) para a audição.

 

Entrevista e Audição

Os candidatos realizarão uma audição de canto e uma entrevista no dia 25 de setembro às 15h00.

A entrevista terá aproximadamente 10 minutos de duração.

A audição é composta por uma prova de Canto (uma canção à escolha, devendo combinar um momento de dança ou interpretação ou outra performance) no máximo 3 minutos.

O candidato traz o suporte instrumental da canção, no seu telemóvel.

 

NOTA:  Os candidatos com apreciação positiva na audição, poderão proceder à matrícula. As matrículas no Curso de Formação de Cantores devem ser formalizadas num período de 8 dias (não úteis) após a saída de resultados. Após esta data, a vaga não poderá ser assegurada.

Programa curricular 2021/2022

1º Trimestre

9 de Outubro a

18 de Dezembro 2021

2º Trimestre

8 de Janeiro a

26 de Março 2022*

* Interrupção dia 16 de Abril 2022

3º Trimestre

2 de Abril a

25 de Junho 2022

Módulos

Técnica Vocal | Canto

Truques e técnicas vocais para cantar bem e sem esforço, de forma eficaz, em qualquer estilo musical.
Coordenação de voz e respiração em movimento.
Desenvolvimento de melodias e harmonias vocais, aplicadas ao repertório.
Solidificação das canções, com base na técnica vocal como preparação para o palco.

Corpo e Movimento | Dança Coreográfica

Construção da imagem do próprio corpo, estimulando a espontaneidade e expressividade. 
Combinação perfeita entre corpo e mente, razão e emoção, evidenciando o espírito artístico, postura e expressão para o palco. A montagem de uma coreografia exige elementos básicos, estéticos e artísticos específicos para determinada canção. A linguagem da dança funde-se com a do canto e dialogam entre si, podendo criar diferentes sensações ao espetador.

Interpretação Cénica e de Canções

Um cantor é um contador de histórias e é preciso que tenha o domínio total das palavras que canta para que a história chegue ao público. Pretende-se aliar de forma orgânica as canções aos seus poemas, dando a importância devida à palavra que é dita e, consequentemente, cantada. Forte componente de trabalho teatral, que será transportada para a análise e compreensão de canções e desenvolvimento pessoal da expressão artística.

Ateliers (workshops inseridos no curso)

Maquilhagem para palco | Figurinos Este atelier aborda as necessidades específicas de maquilhagem para palco, tais como as características do rosto que devem ser enfatizadas para que se salientem aos olhos da audiência. Conceitos e organização de indumentária e adereços orientados para as cenas do espetáculo. Utilização dos conhecimentos de forma prática, até atingir o look pretendido.
Técnicas de palco Para assegurar a confiança do cantor, é importante adquirir noções básicas de um palco, como a luz e som, uso de microfone, marcações cénicas, entradas e saídas de palco. É o momento de pôr em prática todas as aprendizagens e técnicas adquiridas ao longo do curso.
Ritmos e percussão corporal O conceito de música corporal foi criado para ampliar a ideia de percussão corporal, incluindo elementos de dança e o uso da voz, como imitação de instrumento ou pequenas linhas de canto, mas mantendo o foco sobre o uso do corpo com o objetivo de criar música. O corpo humano é uma fonte muito rica de sons e pode ser considerado o nosso primeiro instrumento musical. Sentimos a presença do ritmo na batida do coração, da respiração ou simplesmente a caminhar.
O principal objetivo é a perceção dos vários sons que podem ser produzidos pelo nosso corpo.

Laboratório de espetáculo | Espetáculo

É o momento de pôr em prática todas as aprendizagens e técnicas adquiridas ao longo do curso com o intuito de construir uma presença de palco confiante para se destaque na sua performance. Montagem e ensaios específicos para o espetáculo.
Espetáculo final.

Módulos complementares (facultativos)

Estes módulos destinam-se a complementar a formação do cantor(a).
Os alunos podem adquiri-los, beneficiando de um desconto de 10%.

Aula em turma

Regime de avaliação e Faltas

A avaliação será realizada no final de cada trimestre, a avaliação é quantitativa e qualitativa e é atribuída pelos formadores da AVeC – Academia Vozes em Conserto. Os alunos que concluírem o Curso de formação de Cantores recebem um certificado de frequência com a classificação conseguida durante o ano correspondente, atribuído pela AVeC – Academia VoZes em ConSerto.

Critérios de avaliação

‣ Assiduidade | Pontualidade

‣ Participação, Concentração e Empenho nas aulas

‣ Aquisição de conhecimentos | Criatividade

‣ Participação e capacidade de trabalho individual e em grupo

‣ Desempenho na prática do exercício. (Interno e em público)

Faltas

Os alunos poderão faltar no máximo a 3 aulas (6 horas). Ao exceder o limite de faltas poderão comprometer o processo de desenvolvimento do curso, a sua participação no espetáculo final e a obtenção do certificado

Condições de pagamento

NOTA: de acordo com as condições inerentes à situação pandêmica (Covid-19) e eventuais restrições, o calendário escolar e o actual programa curricular poderão sofrer alterações.

quero INSCREVER-ME!