João Valido Vaz

Iniciou os seus estudos de canto na Escola de Música do Conservatório Nacional onde conclui o curso de canto na classe da professora Rute Dutra. Prosseguiu a sua educação vocal e académica em Londres no Reino Unido onde conclui a sua Licenciatura (BMus) em Vocal Studies (Tenor) na Guildhall School of Music and Drama obtendo o grau First Class, e onde foi acompanhado por John Llewelyn Evans. 
 
Tem interesse especial pela área da Ópera, guiado pelo amor à junção de canto, música orquestral e teatro. Em Londres colaborou em especial com a companhia de Teatro e Ópera Irrational Theatre, interpretando sobretudo papéis de carácter e/ou cómicos. Em 2021, de regresso a Portugal participou no concurso de novas árias do festival Operafest onde interpretou a ária vencedora, da autoria de João Ricardo. 
 
Na área da música ligeira fez parte do grupo vocal de jazz acappella Downtown liderado por Tiago Marques, assim como a banda de música folk americana The Tumble Reeds, grupo que editou em 2015 um álbum que inclui várias das suas composições originais intitulado Barren Lands.
 
Trabalha como professor de canto e vocal coach desde 2018, ensinando em português e em inglês. Nas suas aulas, a técnica clássica é usada como base para dar a qualquer cantor o conhecimento e as ferramentas para usar a voz nos mais diversos géneros musicais. Trabalha sobretudo Pop, Jazz, Folk e Teatro Musical, recorrendo ao uso do piano como base harmónica, e sem nunca descurar os cuidados com a saúde vocal, a postura, a respiração e a consciência corporal. 
 

É professor de Canto na VoZes em ConSerto – Academia de Canto e Performance, desde 2022.

quero experimentar!